
No ano em que o município de Gramado completa 68 anos da sua fundação, ocorrida em 15 de dezembro de 1954, a Mídiaplay Comunicações buscou saber a opinião do gramadense sobre qual a grande marca do município?” A pesquisa, hospedada na plataforma Google, possibilitou a indicação livre de apenas uma marca/nome por e-mail cadastrado. Para votar era muito fácil, bastava ser residente de gramado, acessar o link disponibilizado, identificar-se através de sexo, idade, situação sócio econômica e nível de escolaridade. As ‘68 Grandes Marcas’, que seriam conhecidas apenas durante o evento de premiação que ocorrerá concomitantemente com a 27ª edição da pesquisa Top of Mind, em evento previsto para ocorrer no próximo dia 27 de maio 2022, serão reveladas aqui e agora. Veja quem foram os vencedores, numa lista em ordem alfabética:
| 1. Acquamotion |
| 2. AVI Móveis |
| 3. Bela Vista Café Colonial |
| 4. Black Bull |
| 5. Bonasoldi Distribuidora de Ferramentas |
| 6. Broilo Aquecimento |
| 7. Cantina Pastasciutta |
| 8. Caracol Chocolates |
| 9. Casa da Velha Bruxa |
| 10. Chocolataria Gramado |
| 11. Chocolate Caseiro Planalto |
| 12. Chocolate Lugano |
| 13. Construtora PRG |
| 14. Cristais de Gramado |
| 15. DeCacau Chocolates |
| 16. Di Solle Cutelaria |
| 17. Divino Restaurante |
| 18. Dreamland Museu de Cera |
| 19. Drumm Tricot |
| 20. Escola Ninho |
| 21. Famastil |
| 22. Farmácia Líder |
| 23. Florybal Chocolates |
| 24. Galeto Itália |
| 25. Galeto Mamma Mia |
| 26. Ghesla Sucos e Massas |
| 27. Goods Br |
| 28. Gram Bier |
| 29. Gramado Parks |
| 30. GramadoZoo |
| 31. Hasam Móveis |
| 32. Hospital Arcanjo São Miguel |
| 33. Hotel Alpestre |
| 34. Hotel Casa da Montanha |
| 35. Hotel Galo Vermelho |
| 36. Hotel Gramado Pálace |
| 37. Hotel Ritta Höppner |
| 38. Il Piacere |
| 39. Kurotel |
| 40. Laghetto Hoteis |
| 41. Lavanderia Siri |
| 42. Le Chalet de La Fonduê |
| 43. Mapa do Imóvel |
| 44. Masotti Móveis |
| 45. Mini Mundo |
| 46. Móveis Armil |
| 47. Móveis Lustro |
| 48. Nonno Mio Galeteria |
| 49. Parque Tomasini |
| 50. Porto Cara de Mau |
| 51. Prat-K |
| 52. Prawer Chocolates |
| 53. Rasen Bier |
| 54. Real Wood Home Store |
| 55. Restaurante Gasthof Edelweiss |
| 56. Rossa Construtora e Incorporadora |
| 57. Santo Inácio Motorhomes |
| 58. Scur Restaurante e Pizzaria |
| 59. Serrano Resort |
| 60. Serrazul Hotel |
| 61. SG Facas Artesanais |
| 62. Sierra Móveis |
| 63. Sky Hotéis |
| 64. Snowland |
| 65. Super Carros |
| 66. Tissot Móveis – Arte e Atitude |
| 67. Turiscar |
| 68. Vinícola Ravanello |

Conforme o jornalista Valdir França, coordenador da pesquisa, o ranking estabelecido difere em metodologia e forma de aplicação da pesquisa. “Diferentemente da tradicional coleta de dados que ocorre anualmente no município, o ranking em questão se utilizou de uma plataforma eletrônica para colher os dados, onde cada opinante não elegeu a marca por categoria, mas pela lembrança geral que a mesma ocupa em sua mente”. Ainda de acordo com o jornalista, ‘nem toda grande empresa é uma grande marca. Por vezes, pequenas e médias empresas ocupam o topo do imaginário espontâneo de uma comunidade’, finaliza.
A pesquisa que ficou disponível à votação no período de 1º à 20 de março, em diversas plataformas digitais, foi encerrada quando alcançou o número de 250 opinantes.
Em Gramado, pesquisas do tipo Top of Mind são desenvolvidas desde o ano de 1995 pela Mídiaplay Comunicações.
Gestores das marcas vencedoras poderão efetuar reservas de mesa para o jantar de premiação, através do e-mail pesquisastopofmind@gmail.com.
Informação Importante:
Não devemos confundir grandes empresas com grandes marcas. Não, necessariamente, uma empresa precisa ser grande para ser uma grande marca. Por vezes, pequenas e médias empresas, conseguem obter maior expressão midiática que grandes conglomerados. Outro critério da pesquisa é não promover a soma de votos destinados a marcas que pertencem a um mesmo grupo. Cada marca é uma marca, independentemente de pertencer ou não ao mesmo proprietário. Um exemplo clássico é a Gramado Parks, que por si só, é uma marca, mas que também controla a imagem de Snowland e Acquamotion. Na pesquisa, as indicações não se somam, cada uma é responsável pelo seu potencial de lembrança.
Nota: esta reportagem também está replicada no portal Pesquisa Top of Mind.






